Estrutura

Para desenvolver nossos integrantes em diversas habilidades e realizar todas as atividades necessárias para o desempenho da Equipe, somos divididos em 6 subsistemas técnicos e 3 administrativos, cada um com um chefe responsável pela sua organização. Conheça as áreas de atuação na Equipe!

SUBSISTEMAS TÉCNICOS

Os subsistemas técnicos são responsáveis pelo projeto e construção do carro e são divididos em: Cálculo Estrutural, Design & Ergonomia, Eletrônica, Freios, Powertrain e Suspensão & Direção.

CÁLCULO ESTRUTURAL

Trabalha em conjunto com todos os subsistemas, sendo este responsável por analisar o comportamento da estrutura (chassi) e peças do veículo submetidas a esforços diversos e garantir resistência e segurança. Para tal, são realizados cálculos analíticos, simulação numérica e experimentação/instrumentação.

DESIGN & ERGONOMIA

 É responsável pelo design do protótipo. Desde a parte interna do carro, como conforto, e externa, como a cor e molde das carenagens. A ergonomia garante que o protótipo seja acessível a todos os percentis ditados pelo RATBSB.

ELETRÔNICA

 É responsável pelo projeto do sistema elétrico e eletrônico do carro, telemetrias, sensores e atendimento das necessidades da interface piloto/carro.  Entre as atividades realizadas, estão a confecção do painel do carro, luzes (freios, faróis) e sensores.

FREIOS

É responsável por todo o projeto, simulação, fabricação (cilindro mestre, pinças, discos, etc.) e instalação do sistema de frenagem, promovendo a desaceleração desejada para o veículo, garantindo a segurança do piloto e demais pessoas próximas, além da confiabilidade do veículo. 

 

POWERTRAIN

Responsável pelo estudo, projeto, fabricação e instalação do sistema de transmissão do veículo da maneira mais eficiente possível. Como o motor é o mesmo para todas as equipes, cabe à área de powertrain projetar o melhor meio de transmissão de torque e velocidade para as rodas, de maneira a se obter um carro que ultrapasse os obstáculos na pista. Inclui motor, sistema de transmissão e pneus. 

SUSPENSÃO & DIREÇÃO

Responsável pelo estudo, projeto, fabricação e instalação dos sistemas de suspensão e direção do veículo. Essa área garante uma direção ágil a melhor absorção de impacto do terreno, com o objetivo de otimizar o conforto do piloto, manobrabilidade e desempenho do protótipo. Os componentes do subsistema envolvem: molas, amortecedores, braços de suspensão, manga de eixos, volante, coluna de direção e caixa de direção.

SUBSISTEMAS GERENCIAIS

Os subsistemas gerenciais são os responsáveis por proporcionar os recursos e processos necessários para a realização do projeto e manutenção da equipe. Eles são divididos em: Administrativo, Gestão e Marketing.

ADMINISTRATIVO

É responsável pela contabilidade, envolvendo gestão de contas a pagar, controle do patrimônio da equipe, controle do fluxo de caixa e planejamento financeiro. Também, pela compra de materiais, envolvendo análise das solicitações de compra de matérias-primas, máquinas e equipamentos, acompanhamento da pesquisa de fornecedores, negociação de preços, controle de  prazos de entrega e controle do estoque. Por último, é responsável pelos processos necessários para a participação da equipe em eventos, como inscrições, pagamentos, burocracias para credenciamento, transporte, alojamento/estadia, entre outros.

MARKETING

É responsável pelo gerenciamento da imagem da Equipe, tanto visual quanto da marca, pela manutenção da comunicação interna e externa da equipe, prospecção de investimentos envolvendo patrocinadores, festas, entre outros. Também, pela relação Equipe <-> stakeholders, fornecedores e consumidores, busca periódica por eventos, notícias e informações relacionadas à Equipe e ao projeto, idealização de ações de marketing, pesquisa por patrocinadores que apoiem o projeto, assessoria de comunicação interna e externa, e por fim, criação de materiais para exposição em diferentes mídias, com foco e público definidos e divulgação de cursos de capacitação ofertados pela Equipe.

GESTÃO

Subsistema responsável pelo gerenciamento de tempo, que garante o planejamento e cumprimento do cronograma, diminuição do retrabalho, organização e Gestão de Projetos. Além disso, desenvolve o trabalho em pessoas, com foco em aperfeiçoamento o técnico e pessoal e em garantir a continuidade da equipe.  Também trabalha com gestão do conhecimento, que busca evitar grandes quedas de desempenho da equipe através do registro e repasse do conhecimento. Por fim, é função da gestão garantir um ambiente saudável para o trabalho, tanto física quanto mentalmente.

 

Site desenvolvido por Ana Luiza Garcia, 2020.